sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Medos

     Sempre fui uma pessoa muito forte. E que fique claro: Forte, antes de todo esse processo. Hoje, poderia dizer que estou muito sensível e tenho muitos medos, todos relacionados à FIV e gravidez. Meus medos são imensos e inúmeros, e como é bom poder falar deles aqui, sem que eu saiba que há alguém me julgando. Divido com minha companheira muitos dos meus medos, mas tento resguardá-la disso para não deixá-la nervosa ou ainda mais apreensiva.
     Então aqui irei falar tudo o que não tenho coragem de falar para ninguém. Tenho sim, medo de que a Mama B não tenha óvulos suficientes e de qualidade, medo de que a FIV não dê certo, medo de que eu não consiga engravidar depois de diversas FIVs, tenho medo de um Beta negativo nessa nossa primeira tentativa, tenho mais medo ainda de nunca poder ser mãe, mas o maior medo de todos é perder, algum dia, meu filhinho, dentro de mim. Um aborto é uma das maiores dores que um casal pode ter. Mas quaisquer dessas coisas podem acontecer. Nunca estaremos preparados para nada disso. E se acontecer, você precisará se manter vivo. Não há como fugir da dor. A dor é inevitável. E se ela vier, é necessário sim ser assertiva e sentí-la, pior é tentar se manter dura e somatizar toda a dor no futuro.
     Não estou preparada para a dor. Ninguém está preparada para isso. Mas me apego com tudo e com todos que emanam amor, e, se um dia ela vier...terei o apoio de uma rede de amor, seja dos meus familiares, seja da minha esposa, seja das minhas amigas virtuais que tanto me ouvem.
     Uma dessas amigas disse algo tão profundo, grudei nessa frase como uma criança que não larga do brinquedo preferido... Conversando com minha provável futura doula, e falando um pouco dos meus medos...ela disse o seguinte: Mama, a primeira lição para o parto é: Confia e entrega. Essas palavras estão dentro de mim e falo em voz alta, falo quando estou tomando banho, como um mantra. Quando sinto medo, esses medos que futuras mães têm e mesmo as já mamães têm...eu respiro fundo, fundo, muito fundo e repito em minha mente, engolindo cada letra e deixando-as entrarem por minhas artérias e irem para o meu coração e mente, para então fazerem parte de tudo o que sou. Confia e entrega. Não há lição mais sublime que essa, neste momento tão mágico e de tamanha tensão. Confia. Entrega. Confia e entrega. Confie e se entregue.

2 comentários:

  1. Quantas novidades boas! Confiem sim e se entreguem, vocês estão dando o melhor pela chegada desse filho. Quando começamos esse processo, eu era muito mais otimista em relação à tecnologia. Hoje, eu acho que a resposta está mais no inexplicável do que no que podemos entender. Então, por mais que os exames acusem algumas coisas que te deixem apreensiva, ninguém sabe o que será determinante. Como disse a sua amiga, apenas "confie". O que quer que aconteça, eu penso que é a natureza do mundo se manifestando. A propósito, está chegando a primavera (no dia 22 de setembro)! Sabia que esta é a estação dos bebês? Achei muito legal esse estudo: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/810557-taxa-de-fertilizacao-sobe-na-primavera-dias-mais-luminosos-estimulam-reproducao.shtml

    Desejo que o processo seja muito tranquilo e que tenhamos bebês na área (por aí e por aqui)!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meninas, que ótimo estudo. Obrigada por compartilhar. Que setembro chegue com muitas flores em nossos jardins. Abraços! Estamos torcendo muito por vocês!!!!

      Eliminar