quinta-feira, 28 de março de 2013

Páscoa


     Ontem nos pegamos idealizando uma páscoa em família, sonhando sobre como seria esta e demais datas comemorativas com nosso bebê. Eu nunca fui fiel a essas datas, assim como a Mama B, entretanto, sinto  necessidade e vontade de propiciar isso ao nosso filho, mas de uma forma mais tradicional e não comercial.
       Pelo andar da carruagem, acredito que ainda não teremos nosso filhinho nos braços na próxima páscoa, mas, quem sabe, já estaremos nos primeiros dias de gravidez.
      Aproveitando essa data tão linda, compartilhamos uma pequena parte da nossa "páscoa dos sonhos em família". Já existe no mercado algumas opções diferenciadas de ovo de páscoa, para veganos, para aqueles que têm intolerância à lactose, para aqueles que têm doença celíaca ou mesmo para aqueles que não consomem soja. Onde moramos, é mais difícil encontrar esses ovos. Como a Mama B gosta muito de gastronomia e eu estou naquela de "Você tem que aprender a cozinhar, você será mãe, meu bem!", idealizamos não comprar nossos ovos de páscoa, mas sim prepará-los em nosso lar conjuntamente (nós três), baseando-nos em nossas práticas de alimentação, ou seja, isenção de leite e derivados, glúten e soja, baixo teor de açúcar e sódio. Então aí vai a nossa receita de ovo de páscoa, a qual garimpamos na internet e na qual fizemos algumas modificações.



Ingredientes
  • panela para banho-maria
  • 1 forma para bombons com 6 unidades
  • 1 forma para ovo de páscoa de 200g
  • 200g de chocolate em barra (sem lactose, sem soja, sem glúten, quantidade significativa de cacau)
  • 50g de amaranto, castanha-do-pará triturada e chia


Instruções

  • Corte o chocolate em pedaços pequenos e derreta em banho-maria.
  • Espalhe o chocolate na forma. Não deixe a camada muito grossa. Leve à geladeira por 5/10 minutos.
  • Arrume as formas, caso pretenda colocar "recheio" nos bombons, deixe pronto. No nosso caso, foi amaranto, castanha-do-pará triturada e chia. 
  • Passe uma nova camada de chocolate e coloque o recheio sobre esta camada. Leve à geladeira novamente e aguarde.
  • Reserve um pouco do chocolate para os bombons, preencha a forma com o cuidado de ocupar todos os espaços e leve à geladeira pra endurecer.
  • Espere a forma ficar transparente/fosca para desenformar. É só virar em uma superfície lisa que o chocolate sai facilmente.
  • Após desenformar, deixe descansar por 10 minutos em local seco, protegido de umidade, luz e calor. Após esse tempo, pode embrulhar conforme deseja. Utilize os bombons para rechear o ovo.


Feliz páscoa para todos vocês!
   

6 comentários:

  1. Também tenho este pensamento...adoro fazer os ovos de páscoa em casa, dá um toque mais especial a pascoa!!!

    ResponderEliminar
  2. Meninas, estou feliz por saber que os planos e os sonhos de vocês continuam! Lembrei de vocês hoje em um fórum de mães. Parece que tem uma clínica chamada Fertilità que é bem conhecida e elogiada por aí (www.fertilita.com.br). Vocês foram lá? Um beijo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, meninas, sim, fomos lá e estamos indo a outras em outro estado, pesquisando. Obrigada pela dica. Estamos acompanhando vocês e muito felizes por tudo estar dando certo. Abraços e boa sorte!

      Eliminar
  3. Olá. Em primeiro lugar eu gostaria de parabenizar o blog. Em segundo, gostaria de saber se essa receita de ovos com chia e amaranto foram inventadas por vcs ou se vcs adaptaram de algum lugar e de onde? abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Fizemos uma busca de receitas de ovos de páscoa sem lactose na internet e encontramos várias, combinamos duas delas e inserimos nossas modificações. Como minha esposa é fã de chia e amaranto, decidimos adicioná-los para dar um toque nosso. A receita que mais gostamos dentre todas e que usamos foi:
      http://www.semglutensemlactose.com/indice/ovo-de-pascoa-caseiro/
      Abraço!

      Eliminar