quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Outra conquisa

Tribunal de Justiça da Bahia regulamenta casamento gay

NELSON BARROS NETO
DE SALVADOR

O Tribunal de Justiça da Bahia regulamentou o casamento entre pessoas do mesmo sexo nesta semana, em decisão comemorada por entidades de defesa dos direitos dos homossexuais.
A norma obriga os cartórios de registro civil baianos a realizar o casamento gay, que já havia sido autorizado pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) em outubro de 2011, mas não foi aceito automaticamente em todo o país.
Até esta semana, o casamento gay só havia sido regulamentado nos Estados de Alagoas e São Paulo --onde houve uma cerimônia gratuita com 47 casais homossexuais no último dia 28.
O texto publicado na quarta-feira pelo TJ baiano foi considerado "um marco" pelo GGB (Grupo Gay da Bahia).
Os casais gays agora poderão automaticamente trocar sobrenomes, ter direito a herança do cônjuge e adotar o estado civil de casados.
Outra diferença em relação à simples união estável é que poderão se casar de forma imediata, sem precisar provar judicialmente estarem juntos por ao menos três anos.
A desembargadora Ivete Caldas, que assinou o provimento, diz que é importante "atualizar a concepção familiar na comunidade".
A norma passa a valer a partir do dia 26 de novembro --prazo necessário para a adequação do sistema do TJ e dos cartórios--, mas os interessados já podem registrar pedidos pela internet.

1 comentário:

  1. Oi, como estão? Muito legal essa notícia. Parece que estamos vivendo transformações muito positivas. Nós somos sim entidades familiares, baseadas no afeto, na "convivência íntima e estável a fim de alcançar objetivos comuns", como disse o ministro Luís Inácio Lucena Adams. Nada mais justo que termos tratamento jurídico semelhante ao dos heterossexuais!
    Queria agradecer o apoio lá no blog. E os planos de vocês? Também para 2013? Um beijo!

    ResponderEliminar